shutterstock_182136836 [Converted]

Desde que o Facebook  mudou o algoritmo de seu EdgeRank  no final de 2012, o alcance orgânico (posts vistos por amigos de fãs da página) de publicações de empresas vem reduzindo gradualmente. Marcando 16% em seu início, o número diminuiu para 6,5%, e em janeiro de 2014 começou a chamar cada vez mais atenção nos gráficos. Os relatórios afirmam que os números devem continuar caindo, atingindo 2 ou, até mesmo, 1%. Para ter uma noção melhor do que é esse alcance, uma publicação de uma fanpage com 10 mil fãs teria no início um alcance orgânico de 1.600 pessoas, e atualmente atingiria apenas 650. A diminuição reduz as estatísticas e afeta resultados, o que leva a uma preocupação sobre o caminho que as empresas irão seguir no ambiente digital.

Como qualquer ferramenta que promove empresas, gera vendas e interesse do público, digital ou não, o serviço do Facebook não é gratuito. Só o seu cadastro. A estratégia de marketing do Facebook fica clara, está colocando um preço na sua vantagem principal: a enorme quantidade de usuários que possui.

Em pouco tempo, atingir pessoas através do alcance orgânico será extremamente difícil, necessitando cada vez mais de publicações com maior relevância e engajamento, voltadas especificamente para público da empresa. Brainstorms, reuniões, investimento em publicidade, planejamento e objetivos sólidos são a solução nesse caso. É preciso que a empresa entenda a real situação quanto antes para ganhar mais.

Para empresas que participam ativamente do Facebook, será fundamental começar a pagar para promover conteúdo. Mas para ir além e crescer no ambiente digital, o melhor é ter uma equipe profissional para criar uma estratégia de conteúdo, conhecer o público-alvo e buscar novas redes. O impacto no mercado brasileiro já tem sido negativo, pois muitas empresas acabam focando apenas em fazer parte da rede social, sem maiores preocupações. É preciso solidificar o que já se possui e expandir para novas comunidades, sempre com um planejamento concreto e apresentando resultados (proximidade com o público) antes de inserir conteúdo.

Mais do que nunca, é preciso contar com uma empresa especializada para conquistar bons resultados na rede social.

Via: iMasters

0 Comentários para "Como lidar com a recente queda de visibilidade no Facebook"

Você gostaria de dar sua opinião?

Untitled Document