Work! Colônia de Férias do Shopping da Bahia

Imagem do projeto Colônia de Férias do Shopping da Bahia

Cada região da Bahia tem um universo de beleza, riqueza e história. Esse ano, para deixas as férias das crianças ainda mais especiais, o Shopping da Bahia aproveitou as diversas partes do nosso estado para criar um cenário de aventura e descobertas, a Colônia de Férias SDB.

Com entretenimento para crianças de todas as idades, a Colônia era dividida em sete espaços lúdicos marcados por brinquedos, painéis com curiosidades e ilustrações exclusivas que personalizavam e davam identidade aos ambientes.

O primeiro deles, “Caminhos do Oeste”, era uma área voltada para as crianças menores e que, inspirado nas cavernas com pinturas rupestres, permitia que os pequenos desenhassem nas paredes e deixassem suas impressões sobre o lugar, usando ainda os pufs e brinquedos que cercam a sala. Além disso, aprendiam sobre o oeste da Bahia e o seu papel de destaque nos estudos arqueológicos.

Na sequência, descobriam o universo da “Costa do Dendê” e os seus belíssimos trechos litorâneos. Lá, a representação de manguezais entretinha a criançada com camas de gato gigante para atravessar, ingressando na busca por caranguejos de pelúcia espalhados pelo chão.

Já no “Caminhos do Sertão”, era a hora de falar sobre o sertão da Bahia e a sua riqueza cultural. Um labirinto era a grande atração, no qual eles precisavam encontrar a saída.

As crianças retornavam ao cenário de litorâneo na “Costa das Baleias”, uma praia gigante com piscina de bolinhas representando o mar. Ali, no refúgio das baleias jubarte, eles brincavam com uma areia mágica, montando castelos nas mesinhas e também mergulhando em um jogo de realidade aumentada.

A “Costa dos Coqueiros” também enveredava para o um ambiente de reserva florestal. Localizada a dois quilômetros da Praia do Forte, a Costa é um espaço marcado por coqueiros, ecoturismo e belezas naturais. Bem no centro da Colônia, ela foi representada a partir de uma casa na árvore, resgatando o brinquedo dos sonhos de muitas crianças.

A Colônia de Férias tinha ainda um local de camping, a “Chapada Diamantina”. Com espaço para escalada, leitura e contação de histórias, fomentava o lúdico e a imaginação dos pequenos, representando um local em que eles podem descansar das aventuras do circuito, com almofadas em formato de pedras que lembravam a construção rochosa da Chapada.

Ao fim do circuito, era a hora da capital do estado ser homenageada. O espaço “Salvador” foi marcado por um palco em que grupos teatrais se apresentavam dentro de uma programação para agitar os pequenos. Ao todo, foram 11 espetáculos do grupo Stripulia animando os pequenos exploradores.

Além disso, instrumentos musicais infantis estão disponíveis para as crianças brincarem quando o palco estava sem apresentações.

Passaporte do Explorador

Uma equipe de 24 pessoas – entre promotores, mestres de cerimônia e supervisores – auxiliava os pequenos durante a viagem. Entre as brincadeiras, eles podiam carimbar o Passaporte do Explorador quando cumpriam os desafios de casa espaço.

Na Costa do Dendê, era preciso pegar os caranguejos no manguezal. No labirinto do Caminhos do Sertão, os pequenos tinham que encontrar a saída bem rapidinho, em 15 segundos. Na Costa das Baleias, o desafio consistia em acender a luz do Farol.

Na área da Chapada Diamantina, as crianças tinham que escalar a cachoeira e encontrar os cristais escondidos. Já na Costa dos Coqueiros, era preciso atravessar o “arvorismo” que representava a Reserva Sapiranga. Ao final da expedição, quem cumpria as tarefas propostas ganhava um bottom de Explorador da Bahia.

Mais do que um espaço para passar as férias de forma divertida, a Colônia de Férias representou uma viagem lúdica e enriquecedora sobre as diferentes regiões do estado. Em cada uma delas, um mapa com curiosidades ensinava mais sobre os espaços, permitindo que as crianças descobrissem as belezas da Bahia e se encantassem com a diversidade de cenários!

Fotos: Pedro Accioly