Work! Brahma - Viva o Clássico

Imagem do projeto Brahma - Viva o Clássico

Na Bahia, futebol é sinônimo de clássico. Para além da força da sua cultura e música, os baianos também respiram o esporte. Assim, os torcedores do Bahia e do Vitória, os dois maiores clubes do estado, vivem na pele a emoção de cada partida dos seus times do coração.

Em 2016, no entanto, uma diferença entre as classificações impedia o tradicional clássico: enquanto o Rubro-Negro disputava a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Tricolor estava rebaixado à “segundona”. Assim, teoricamente, o aguardado Ba-Vi ficaria um ano sem acontecer.

A cerveja Brahma aproveitou esse mote e resgatou o clima de competição por meio da campanha digital “Viva o Clássico”. A ideia era dar aos torcedores a sensação de vivenciar mais uma vez a rivalidade entre os clubes por meio de uma série de ações nas redes sociais. Tanto na Série A quanto na Série B, a Brahma registrou e eternizou de forma criativa os momentos mais marcantes de cada jogo, estando o tempo todo em contato com as duas torcidas.

A dinâmica movimentou os torcedores baianos. Ao longo dos embates, ilustrações eram divulgadas nas redes sociais dos dois clubes, reproduzindo de forma artística a imagem mais emblemática das partidas. Os traços viralizaram entre a torcida, que se engajou de forma muito positiva e natural com a campanha. Foram mais de 80 ilustrações, que foram curtidas e compartilhadas durante todo o campeonato, deixando sempre vivo o conceito do clássico.

Para além do compartilhamento das ilustrações, também foi possível interagir de forma mais direta com a campanha “Viva o Clássico”. Assim, uma série de ações foi lançada para estimular o público nas redes sociais, sempre com o uso das hashtags oficiais. Por meio de desafios como tirar a foto com mais pessoas, os torcedores puderam se engajar ainda mais com a proposta, concorrendo a ingressos para os jogos futuros.

Outro ponto de destaque foi o programa esportivo “Bar FC”, apresentado pela marca. Postados nas redes sociais da Brahma, os vídeos reuniam apresentadores e convidados especiais, como jogadores, dirigentes e jornalistas, que analisavam de forma descontraída o andamento do campeonato.

Munida ainda de depoimentos emocionantes de pessoas cujas vidas são marcadas pelo esporte, sempre em vídeos, “Viva o Clássico” mobilizou os torcedores dos times rivais justamente no ponto em que eles têm em comum: a paixão pelo futebol.

A ação levou a Marcativa à shortlist do Prêmio Lusófonos da Criatividade, sendo selecionada como uma das seis melhores agências de língua portuguesa na categoria “Campanha para Redes Sociais”.

 

Veja o vídeo-case:

Play do vídeo
Imagem do vídeo