22
setembro

Um site deve impulsionar o desenvolvimento da sua empresa

Postado em setembro 22, 2021 por Marcativa Comunicação

Todo mundo sabe que a internet está crescendo em ritmo assombroso e que estar nesse ambiente é imprescindível para o desenvolvimento da maioria dos negócios que existem hoje. Mas muitos empreendedores ainda não entendem a importância de ter um site próprio para a empresa e acabam deixando a sua comunicação capenga, focada em ferramentas intermediárias como as redes sociais. Um site atualizado amplia a visibilidade da empresa, facilita o atendimento a clientes e ajuda na conquista de novos clientes consequentemente. 

O Brasil é digital

Que atire a primeira pedra quem ainda não fez uma compra ou realizou um pagamento pela internet! Com a pandemia, as pessoas foram obrigadas a intensificar a relação e a confiança com a internet. O crescimento previsto para os próximos anos aconteceu em poucos meses. É agora que as pessoas estão na internet, pesquisando, contratando, comprando. 

Empresas que não tem um site, ou que não se preocupam em manter o seu site atualizado, estão abrindo mão de uma ferramenta do marketing de fundamental importância para o sucesso dos negócios. As pessoas estão na internet: segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 - Metodologia Adaptada), promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), revelou que o Brasil tem 152 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais. As pessoas estão comprando na internet: de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Não há dúvidas de que estamos vivendo um grande momento para investir na internet. 

Sua propriedade na internet

O site é o seu lote próprio na web: você constrói o que quiser nele! É o que mais podemos chamar de propriedade na internet. Tem muita gente ainda hoje que aposta todas as fichas em perfis de redes sociais. Pense comigo: se o Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) acordar tipo "num quelo mais" e fechar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp amanhã, a sua empresa estará pronta para seguir sem o apoio destas plataformas? Muita gente também não acreditava que o Orkut ia acabar um dia! É preciso entender que redes sociais, e tantas outras coisas na internet, são efêmeras, e o Orkut de ontem é o Instagram de hoje, e pode ser o Instakut de amanhã. Mas o site é seu! Você decreta quando começa e quando termina; o que deve ser publicado e de que maneira. 

Você já tentou buscar, no perfil de uma empresa nas redes sociais, um tipo específico de calçado, que você sabe que ela vende porque já viu na loja física? Raramente um cliente vai encontrar tudo o que precisa saber sobre a empresa nas redes sociais: vai examinar todas as publicações, ver a página Sobre, mas certamente não encontrará tudo. É no site que ele se encontra! Não é à toa que as grandes empresas direcionam para o site em todas as suas publicações - "Link na Bio" é um recurso muito utilizado no Instagram, por exemplo. As redes sociais também são limitadas: não é possível armazenar tudo que uma empresa precisa exibir na internet, muito menos de maneira funcional. 

Somente no site você consegue agregar todas as informações de sua empresa, de maneira organizada e funcional, para facilitar a busca, e destacar o que mais importa. Independente de qual seja o segmento de sua empresa! Aqui o ambiente é controlável e você faz o que quer, dentro do que a tecnologia vigente permite. É possível conduzir os usuários para onde quiser: um vídeo de apresentação da empresa; os produtos mais vendidos; uma seção de captação de leads; informações de contato com a empresa; etc. E o melhor: você pode avaliar tudo e modificar de acordo com as análises: caso um produto não esteja vendendo bem na seção mais de baixo da Home, testa ele mais acima. É possível otimizar o site constantemente para que atenda melhor aos objetivos da empresa. 

Site dinâmico

Já foi a época em que os sites não passavam de um cartão de visita digital: hoje eles são mais completos e práticos, gerando muito mais resultados para as empresas. Um site dinâmico deve ser eficiente em vender serviços e produtos, ou em conseguir muitos leads (contatos de pessoas interessadas no seu produto ou serviço), ou em conquistar uma grande audiência de leitores semanais, etc. É preciso ser mais que apenas um repositório de informações. 

Os sites de hoje promovem uma relação muito mais próxima com os clientes: os campos de envio de mensagens e as informações sobre e-mails e telefones de contato ganharam reforços como o botão do WhatsApp, que leva o cliente para uma conversa em texto ou áudio com a empresa, e os chatbots, sistemas que promovem interações similares ao atendimento de pessoas, ideal para empresas que tem público vasto, que demandam muitas informações. Desta forma, ficou muito mais fácil e barato se relacionar com o público, atender, vender, esclarecer dúvidas, ouvir suas críticas, entender: o caminho do sucesso na fidelização dos clientes.

Mais que credibilidade: autoridade!

Uma empresa que tem um site tem mais credibilidade que um concorrente que não tem, mas com um site bem estruturado você consegue ir muito além. Com a produção de conteúdo especializado, é possível estabelecer um canal direto com públicos de diversos segmentos e se tornar uma verdadeira autoridade sobre o serviço que você presta ou sobre o produto que você vende! Dicas, artigos, estudos, informações de como fazer: você pode enriquecer o seu site e fazer ele ter mais acessos. Acessando mais vezes, o seu público terá mais contato com seus produtos/serviços e um relacionamento mais confiável com a sua empresa. Isso gera mais negócios! 

É possível ser autoridade nas redes sociais, mas, sem um site, a sua empresa deve ficar como um capitão sem navio na internet. É para o site de sua empresa que a sua autoridade deve levar muitos clientes ávidos pelo seu produto/serviço. Neste ambiente controlado você certamente será mais eficiente na conversão e ajudará a sua empresa a faturar mais. 

Com um bom site e uma campanha de mídia digital, a sua empresa pode atingir o seu público em qualquer lugar do mundo e escalar o seu negócio para patamares incríveis. Ninguém está dizendo que será fácil ou rápido, mas sem um site, seus grandes objetivos de negócios podem ficar adiados. 

A Marcativa já realizou trabalhos em 8 estados e 23 cidades do Brasil. Muitas empresas nos acharam na internet. Coincidência? Não: chegamos até elas como chegamos até você, caro leitor. Falando nisso, você aceita um café? Será um enorme prazer recebê-lo aqui na agência ou até em uma reunião online para falar sobre o site da sua empresa! Que dia você tem agenda?

Fontes:

Pesquisa mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet
E-commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020, revela índice MCC-ENET
Cresce o uso de Internet durante a pandemia e número de usuários no Brasil chega a 152 milhões, é o que aponta pesquisa do Cetic.br


Artigo Anterior | Próximo Artigo