13
junho

Marta joga sem patrocínio e usa chuteira com símbolo por equidade de gêneros

Postado em junho 13, 2019 por Marcativa Comunicação

Créditos: Reprodução Instagram @goequal_

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina não foi marcado só pela derrota para a Austrália. Após fazer o primeiro gol de pênalti da seleção na partida, a jogadora Marta comemorou apontado para a chuteira que estava usando. O calçado preto não exibia nenhuma grande marca, mas sim um símbolo de igualdade entre os gêneros no esporte e na sociedade.

Créditos:Jean Paul Pelissier | Reuters

Nesta Copa do Mundo, Marta está jogando sem patrocínio, pois as marcas ofereceram para ela uma quantia muito abaixo do que oferecem para os jogadores do time masculino. Em protesto, a jogadora que já foi eleita seis vezes a melhor do mundo, usou a chuteira preta e lançou a iniciativa #GoEqual em campo.

Créditos: Reprodução

O perfis em redes sociais do projeto foram lançado algumas horas antes o começo da partida. Em uma das fotos postadas, a legenda dizia:"Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração? Equidade é algo pelo qual devemos todas e todos lutar. Afinal, somos iguais. #GoEqual Pela equidade de gênero nos esportes".

Com o gol que Marta fez hoje, ela se tornou a primeira, entre homens e mulheres, a fazer gols em cinco Copas do Mundo. A atleta também está empatada com o alemão Miroslav Klose como maior artilheira do campeonato: cada um tem 16 gols. Ao ser entrevistada sobre o feito, Marta disse que "isso é uma igualdade de todas nós, de todas as mulheres. Eu não gosto de falar, só gosto de mostrar", disse, apontando novamente para o calçado.


Artigo Anterior | Próximo Artigo